UX no Marketing Digital: Por que é imprescindível?

Ao contrário do que muitos pensam, a UX (User Experience) não envolve apenas o design de um produto e seu desenvolvimento. Na realidade, esse conceito é muito mais abrangente do que isso.

A experiência do usuário é um fator crucial em cada uma das etapas da compra. Isso quer dizer que uma boa UX vai desde o primeiro contato que o cliente tem com a empresa, até o pós-venda. Entenda o porquê.

 


Você  vai ver nesse Post:


 

O que é User Experience

User Experience é um termo que foi criado por Donald Norman. Ele define UX como a toda a experiência que as pessoas têm ao entrar em contato com determinado produto.

Ou seja, é a maneira que o cliente experiencia o produto, ou o serviço, ou qualquer outra coisa no mundo:

Ou seja, essa experiência toda tem a ver com as emoções que o usuário sente no momento que está em contato com o produto em questão. Portanto, quanto melhor ela for, maiores são as chances de você conseguir vender e fidelizar seus clientes.

Inclusive, uma das premissas da UX é fazer com que o usuário seja como a espinha dorsal de toda a experiência. Isso quer dizer que a usabilidade como um todo deve ser centrada nele. Até porque, é ele quem vai decidir o que é melhor ou pior para si mesmo.

Ao colocar o usuário no centro de todo o processo como manda o princípio de UX, é necessário se perguntar sempre como cada etapa pode ser melhor e mais significante para ele.

UX no Marketing Digital

Como UX engloba tudo o que está relacionado à experiência que o usuário tem, é claro que o Marketing Digital não poderia ficar de fora.

Se você não sabe o que é Marketing Digital, recomendo que antes de continuar essa leitura, você dê uma olhada esse conteúdo aqui: parallaxy.com/marketing-digital/. Nele nós explicamos detalhadamente o que é e como aplicar essa estratégia na sua empresa!

Porém, se você sabe o que é Marketing Digital, sabe também que ele envolve todo o processo de compra do cliente, inclusive o pós venda, assim como a UX faz. Pensando nisso, fica claro o motivo da relação entre os dois.

marketing digital

A questão é que a partir do momento que o usuário tem o primeiro contato com a empresa. Não só caso o contato seja por um anúncio na internet, mas também por algum blog post, a experiência dele deve trazer bons sentimentos. Ou seja, ele deve gostar de passar pelas etapas do processo.

A fim de cumprir com isso, a sua estratégia de marketing digital, deve proporcionar um caminho fluido para o futuro cliente. Essa fluidez se dá em textos fáceis de ler, sites com a melhor distribuição de conteúdo e botões de chamada possível, comunicação clara, cores cativantes, etc.

Seja como for, é sempre importante lembrar que para oferecer uma experiência de excelência ao usuário, você deve pesquisar muito e fazer muitos testes. Então, provavelmente a primeira versão do seu planejamento de marketing digital não será a perfeita. Pelo contrário, o planejamento deverá ser constantemente aprimorado.

Desse modo, alguns pontos importantes que merecem destaque quando se trata de UX no Marketing Digital são:

  • Conhecer bem quem é o usuário e qual é a maneira que ele age no meio digital;
  • Ter certeza que seu site é responsivo (se adapta bem nos tipos de tela, como computador, celular e tablet);
  • Verificar se os CTAs (Call to Action) estão atrativos e fáceis de serem encontrados;
  • Se assegurar que os formulários não possuem mais campos do que o necessário;
  • Se houver campos de busca, eles devem ser eficientes;
  • Não permitir que o tempo de carregamento do seu site seja muito grande;
  • Evitar qualquer tipo de poluição visual;
  • Manter as informações de forma que facilitem a compreensão do usuário.

Todos esses pontos são fundamentais para aumentar as conversões e torná-las mais eficientes. Até porque hoje em dia, na era digital, o nível de competitividade entre empresas é muito grande, e uma boa estratégia de marketing digital baseada em UX já não é mais uma opção que pode ser deixada de lado.

Certamente, as pessoas querem sempre encontrar a melhor solução da forma mais rápida e eficiente possível. Logo, se o seu site não é capaz de atrair a atenção do usuários em apenas alguns segundos, é muito provável que ele feche a aba e continue a procurar por outras opções.

Portanto identifique quais são os pontos fracos da sua empresa quando se trata de UX e aplique isso em todos os âmbitos. Não só no marketing digital, mas também nas vendas, no customer success e em todas as outras áreas da empresa.

Share