O que é ROI e como fazer o cálculo?

Todo empreendedor toma diversas decisões todos os dias e essas decisões podem influenciar negativamente ou positivamente nas finanças da empresa. O ROI serve justamente para que seja possível medir o quão rentável é cada umas das decisões tomadas.

Apesar de parecer complicado, saber quais ações levam a empresa para mais perto da meta estabelecida não é tão difícil assim. Quer saber mais? Continue lendo, nesse artigo eu explico tudo!

 


Você  vai ver nesse Post:


 

O que é ROI?

ROI é a sigla para Return over Investment ou, em português, Retorno Sobre Investimento. Ou seja, é um indicador capaz de mostrar com clareza o quanto de retorno a empresa obteve sobre cada investimento feito.

Esse investimento pode estar ligado, por exemplo, à uma contratação, uma ação de Marketing, à implantação de um novo sistema na empresa, entre outros. Em resumo, é possível medir o ROI de basicamente tudo o que é investido na organização.

Ao analisar o Retorno Sobre Investimento, o empreendedor consegue pontuar quais investimentos valeram a pena e quais não. Dessa forma é possível descartar os que deram errado e melhorar os que deram certo!

Além de calcular o retorno também é importante entender quais foram as causas que fizeram com que o resultado alcançado fosse atingido. Portanto, depois de obter o resultado do ROI é preciso se aprofundar para que novos erros não sejam cometidos e para que os acertos sejam mantidos.

escalonar

Como calcular o ROI?

Para calcular o ROI é preciso ter em mente que ele pode te mostrar situações amplas ou situações específicas. Quem determina isso é você no momento de aplicar a fórmula do cálculo.

Antes de passar a fórmula vou explicar alguns termos que você precisa entender. Primeiramente, o termo que você precisa conhecer é o próprio ROI, mas esse você já sabe o que significa, certo?

Sabendo isso, você precisa entender o que significa Receita. Receita nada mais é do que o valor em dinheiro que entra na empresa sem descontar nada!

Então se você quer calcular o Retorno de uma ação do marketing, a sua receita será o valor em dinheiro que essa ação trouxe. Por outro lado, se você quiser calcular o retorno financeiro que a equipe de vendas inteira trouxe, a sua receita será o valor que entrou na empresa por meio das vendas.

O segundo termo é que você precisa entender é Custos. Como você já deve imaginar os custos são referentes ao que foi gasto para que determinada ação acontecesse.

Por exemplo, se você está fazendo o cálculo de ROI de uma campanha do Google Ads, o custo será o dinheiro que você investiu nessa campanha. Entendeu?

Agora que você sabe o que cada termo significa é só aplicá-los na fórmula a seguir:

ROI = [(Receita – Custos) ÷ Custos] x 100

Para facilitar a resolução, vou explicar a fórmula com um exemplo

Supondo que Receita = 200 e Custos = 20

  1. Do valor da receita, subtraia o valor dos custos

    ROI = [(200 – 20) ÷ 20] x 100
    ROI = [180 ÷ 20] x 100

  2. Divida o resultado pelo valor dos custos

    ROI = 9 x 100

  3. Multiplique o resultado por 100 para encontrar a porcentagem

    ROI = 900%

  4. Esse é o valor do ROI

    900% é o valor do seu ROI. Ou seja, você teve um retorno de 900% sobre o investimento que fez. Isso quer dizer que ganhou 9 reais para cada real investido!

Lembrando que esse é só um exemplo, e que caso o resultado final seja negativo, quer dizer que você obteve prejuízo em vez de lucro.

O que fazer depois?

Geração de leads pelo Google Ads

Depois de calcular o ROI está na hora de tomar algumas decisões.

Um bom começo é analisar quais foram as ações que não trouxeram lucro e, se possível, cortá-las dos planos da empresa. Assim, você só mantém o que realmente traz retorno financeiro para a empresa.

Ao fazer isso você vai perceber um aumento significativo nos seus lucros, já que você estará reduzindo gastos desnecessários que antes não faziam muita diferença na receita, ou que traziam prejuízo.

Além disso, atente-se a não se basear sempre no mesmo cálculo que você fez uma vez há muito tempo. Ao calcular o ROI de algum investimento, lembre-se de calcular novamente depois de um certo período. Afinal de contas, o que estava funcionando antes pode deixar de funcionar em algum momento.

Por fim, dê o devido reconhecimento para quem merece! Se o retorno que a empresa obteve foi por conta de uma ideia ou ação de uma equipe, reconheça o trabalho da equipe em questão de forma que ela sempre permaneça motivada a trazer mais e mais resultados como esse!

Share