CRM: o que é e para que serve?

O CRM ou Costumer Relationship Management é uma ferramenta de gerenciamento do relacionamento entre o time de vendas e os clientes que estão no funil de vendas.

Essa ferramenta tem grande utilidade não só para facilitar e organizar todo esse processo, mas também para ajudar a equipe de Marketing a analisar alguns indicadores de desempenho.

Quer entender melhor? Dá uma olhada nesse artigo, aqui tem tudo o que você precisa saber!

 


Você  vai ver nesse Post:


 

O que é e para que serve o CRM?

marketing digital

CRM é a sigla para “Costumer Relationship Management“, o que, em português, significa “Gestão de Relacionamento com Cliente”. A partir disso já é possível ter uma breve ideia do que se trata.

Mas, mais do que gerenciar o relacionamento com o cliente, a ferramenta proporciona uma melhor experiência para o consumidor, trazendo também uma melhoria em relação à estratégias e processos de vendas e marketing.

No CRM são armazenadas todas as informações e dados sobre os clientes, (como o nome, e-mail, telefone e endereço) assim como todas as anotações feitas pelos vendedores relacionadas ao contato feito com essas pessoas.

Além das anotações que os vendedores fazem, é possível armazenar gravações de ligações, históricos de trocas de e-mail e qualquer outro dado que for considerado importante para fazer a gestão do cliente.

Ou seja, o CRM serve para armazenar e gerenciar as informações dos clientes, manter os dados com fácil acesso, manter dados de interações com os prospects, proporcionar o acompanhamento de leads e trazer insights para vendas e marketing, não importa o tamanho da empresa.

Alguns exemplos de CRM são:

Quais são as vantagens para o time de vendas?

Resumidamente, o CRM ajuda o time de vendas a vender mais e em um tempo menor. Isso acontece porque com o Costumer Relationship Management é possível automatizar certos processos que sem a ferramenta, são feitos manualmente.

Além disso, usar o gerenciador de clientes auxilia o vendedor a ter mais controle do funil de vendas e visualizar melhor cada uma das etapas percorridas, otimizando a gestão do pipeline de vendas.

Tudo isso ajuda a equipe de vendas a manter o controle e organização de suas vendas e, consequentemente a vender mais e de forma bem estruturada.

Quais são as vantagens para o marketing?

Com certeza você já ouviu falar que vendas e marketing andam juntos, ou que pelo menos deveriam. E isso é completamente verdade, tanto é que o uso de um gerenciador de clientes traz vantagens também para o marketing.

Um dos benefícios de integrar o marketing com vendas a partir do CRM, é que com isso é possível realizar acompanhamentos e automações de marketing digital em determinados pontos que não necessariamente precisam de um contato entre vendedor e cliente.

Além disso, quando se tem essa integração é muito mais fácil que o marketing consiga personalizar a experiência do cliente durante todo o processo de conhecimento do produto até a compra.