balanced scorecard (bsc): entenda o que é

Todo empreendedor sabe exatamente onde quer que e a empresa esteja em 3 ou 5 anos. Mas nem todos sabem exatamente como se organizar para conseguir alcançar os objetivos. É aí que entra o balanced scorecard.

Se você é empreendedor ou empreendedora, provavelmente, no início do negócio você criou a missão, visão e valores da empresa. E junto com a visão também criou metas.

Apesar disso, pode ser que no meio do caminho tenham surgido alguns imprevistos que fizeram os trabalhos diários tomarem dimensões maiores do que você imaginava. E, consequentemente, o que tinha sido planejado antes pode ter ficado um pouco mais para o futuro.

Se isso aconteceu com você, é porque você não conhecia o termo Balanced Scorecard ou BSC, um método que auxilia na gestão de estratégias da empresa para que os resultados sejam de fato alcançados.

 


Você  vai ver nesse Post:


 

O que é Balanced Scorecard?

Balanced Scorecard (BSC) ou Indicadores Balanceados de Desempenho, é uma metodologia estratégica que auxilia as empresas a encontrar um rumo a seguir para alcançar determinado objetivo.

Ou seja, é um método de gestão estratégica das empresas que possibilita que os gestores e até os outros colaboradores tomem decisões sempre pensando a longo prazo.

Quando uma empresa define a Visão da empresa, significa que ela tem uma meta ou um objetivo a ser alcançado no futuro. Com base nessa visão o BSC indica, por meio de dados, qual é o melhor caminho a ser seguido.

Para isso são definidos indicadores e KPIs de diferentes perspectivas que, ao serem mensurados, permitem a criação de um planejamento e um plano de ação.

escalonar

Objetivos do BSC

Os principais objetivos do Balanced Scorecard estão associados a definir a estratégia da empresa e seu planejamento e então, alinhar todos os processos operacionais com esse plano.

Mais especificamente, podemos citar como objetivos:

  1. Deixar claro a visão e estratégia da empresa

    Um dos objetivos da BSC é deixar claro para todos na empresa, principalmente para os gestores, quais são os objetivos da organização e onde ela precisa chegar.

    Assim, fica mais fácil que todos se mantenham alinhados e trabalhando juntos em um objetivo conciso.

  2. Criar um planejamento para alcançar a estratégia

    Sabendo qual é a meta da empresa, é hora que criar um planejamento. O Balanced Scorecard auxilia nesse momento também.

    Na verdade ele é capaz de mostrar os caminhos a serem trilhados e percorridos na hora do plano de ação. Dessa forma os gestores conseguem passar trabalhos com mais facilidade.

  3. Avaliar o desempenho dos indicadores

    Acompanhar os resultados com os indicadores estratégicos do BSC é eficaz e traz muitos resultados.

    É por meio desses indicadores que você poderá avaliar se o objetivo será alcançado ou não. Para isso basta analisar qual ponto vai bem e qual vai mal. Depois é preciso agir sobre o que vai mal.

    Ou seja, dar um feedback para a equipe que está com o desempenho abaixo do esperado, ou até mesmo buscar ferramentas que podem ajudar a melhorar.

Perspectivas do Balanced Scorecard

As perspectivas do Balanced Scorecard são as 4 perspectivas pelas quais os indicadores devem ser analisados nas empresas. São elas:

  1. Financeira;
  2. do mercado;
  3. de processos internos;
  4. de aprendizado.

Perspectiva financeira

Na perspectiva financeira o BSC trata dos assuntos financeiros. Ou seja, são definidos os objetivos que a empresa quer atingir em relação ao dinheiro e ao lucro.

Perspectiva do mercado

Já na perspectiva do mercado, o Balanced Scorecard define como a empresa estará em alguns anos em relação ao mercado. Para isso é preciso analisar a organização tanto em relação aos clientes quanto em relação aos concorrentes.

Perspectiva de processos internos

Aqui, o BSC visa entender quais são os processos internos da empresa que mais causam impactos em relação aos objetivos para que se possa agir sobre eles de forma que faça sentido para a estratégia.

Perspectiva de aprendizado

Por fim, a perspectiva de aprendizado do BSC tem como objetivo alinhar as habilidades técnicas dos colaboradores com o que a empresa precisa para crescer.

Para atingir isso a empresa pode investir na cultura organizacional, em treinamentos para os profissionais e na maneira de distribuir informações para os colaboradores.